A importância do mercado institucional para agricultura familiar:

uma breve análise do PAA no assentamento Galvão Cantanhede no município de Cantanhede-Ma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.20296
Agências de fomento
Grupo de Estudos em Dinâmica Territorial, Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional.

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Galvão Cantanhede, PAA.

Resumo

O presente artigo tem como proposta analisar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Assentamento Galvão Cantanhede no município de Cantanhede - MA. O PAA foi instituído em 2003 e tem como ideia principal garantir o acesso aos alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Além disso, a pesquisa pretende identificar as modalidades do PAA acessadas pelos assentados do PA Galvão Cantanhede; e também verificar as estratégias utilizadas pelos assentados para acessar o Programa de Aquisição de Alimentos no município

Biografia do Autor

Jéssica Neves Mendes, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão, graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão, integrante do Grupo de Estudos de Dinâmicas Territoriais (GEDITE). Atuou na equipe técnica da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (2018) no Estado do Maranhão. Atualmente, compõe a equipe de Edição do Boletim da Questão Agrária do Grupo de Estudos de Dinâmicas Territoriais (GEDITE). Atuando principalmente nos seguintes temas: PTDRS, território, planejamento, desenvolvimento territorial, PAA.

Igor Breno Barbosa de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Professor Orientador no curso de Especialização em Geoprocessamento Aplicado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Diamantina - MG. Professor Supervisor de Estágio no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), polo Açailândia - MA. Pós-graduando em Geoprocessamento Aplicado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Itamarandiba - MG. Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão. Graduado em Geografia (2017) com habilitações para a área da Licenciatura e do Bacharelado, pela Universidade Estadual do Maranhão. Atuou na equipe técnica do setor de Geoprocessamento da Secretaria Municipal da Fazenda de São Luís - MA (2016) e na equipe técnica da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (2017), no Estado do Maranhão. Atualmente, compõe a equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos de Dinâmicas Territoriais (GEDITE), atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Geotecnologias, Planejamento, Políticas Públicas e Geografia dos Esportes.

José Sampaio de Mattos Junior, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (1990), mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Vice-Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão nível mestrado. Professor Adjunto classe IV do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Bolsista produtividade da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: assentamentos rurais, agricultura familiar, processo produtivo, desenvolvimento territorial e inovações tecnológicas.

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

MENDES, J. N.; DE SOUSA, I. B. B.; MATTOS JUNIOR, J. S. de. A importância do mercado institucional para agricultura familiar:: uma breve análise do PAA no assentamento Galvão Cantanhede no município de Cantanhede-Ma. Geografia em Questão, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.48075/geoq.v14i1.20296. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/20296. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos