Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.21622
Agências de fomento

Palavras-chave:

Análise territorial, Abordagem territorial, Espacialidades

Resumo

Resenha do livro "Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos", organizado por Marcos Saquet e Eliseu Sposito, cuja primeira segunda edição permanece tão atual quanto a primeira na discussão do conceito de território e seus desdobramentos em relação às territorialidades. Os autores reuníram nomes de peso no cenário geográfico nacional e internacional, mas é na forma de abordagem que está seu ponto forte, representado pela articulação multiescalar, abertura pluridisciplinar e muldimensionalidade do território. Como quase toda coletânea, sobressai-se a diversidade de visões sobre o território e as territorialidade, mas o conjunto da obra consegue alcançar unidade ao reunir artigos que se complementam ao conformar um trabalho de construção de "pontes" entre eles através de um mesmo conceito. Embora repita alguns assuntos ao longo de seus dezesseis textos, o livro é um grande convite a todos que queiram entender mais sobre como o conceito de território e de territorialidade auxilia na compreensão e análise desses assuntos. Também é recomendado a que deseje aprofundar o conhecimento acerca do conceito de território e suas relações com o tempo, espaço, lugar, paisagem e região por meio de textos de diferentes níveis de complexidade.

Biografia do Autor

ARTHUR BRENO STÜRMER, IFAL / UFSM

Doutorando em Geografia - UFSM. Mestre em Desenvolvimento Regional - UESC. Docente do Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

STÜRMER, A. B. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i3.21622. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/21622. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenha