EVENTOS EXTREMOS E VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA EM LONDRINA – PR: ESTUDO DE CASO DAS CHUVAS DE 11 DE JANEIRO DE 2016
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.21980
Agências de fomento
Palavras-chave:
Clima Urbano, Precipitação, El Niño-Oscilação Sul.Resumo
Os eventos extremos de precipitação causam severos danos tanto no espaço urbano quanto no rural. Ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações tornam-se cada vez mais frequentes e marcantes em todo o mundo. Esses atingem os espaços de maneira homogênea, no entanto a população está exposta a riscos distintos devido a vulnerabilidade socioambiental. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi analisar a ocorrência e variabilidade pluviométrica, gênese e frequência dos impactos dos eventos extremos de precipitação em Londrina – PR. Os impactos dos eventos extremos foram averiguados com base nas chuvas de 11 de janeiro de 2016, a maior registrada na série, com altura pluviométrica de 275mm no intervalo de 24 horas. Além disso, as séries pluviométricas da estação meteorológica de Londrina foram utilizadas para avaliar a associação entre os totais anuais, sazonais, mensais e diários de precipitação com os eventos de El Niño - Oscilação Sul (ENOS), com o recorte temporal de 1976-2018. Identificou-se que os meses de verão são os mais propícios as ocorrências de eventos extremos, com parte expressiva dos eventos extremos e maiores alturas de precipitação ocorrendo em períodos de El Niño, enquanto os períodos secos predominam em condições de La Niña.Downloads
Publicado
03-10-2019
Como Citar
CALDANA, N. F. da S.; MARTELÓCIO, A. C.; RUDKE, A. P.; NITSCHE, P. R. EVENTOS EXTREMOS E VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA EM LONDRINA – PR: ESTUDO DE CASO DAS CHUVAS DE 11 DE JANEIRO DE 2016. Geografia em Questão, [S. l.], v. 12, n. 2, 2019. DOI: 10.48075/geoq.v12i2.21980. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/21980. Acesso em: 4 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.