Variabilidade espacial da chuva na microrregião geográfica de Campo Mourão (Pr) entre 1976-2016

Autores

  • Jeremias Alecio Leperes de Marins Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Leila Limberger Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.22639
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Sub-região Homogênea, fator latitude, fator altitude

Resumo

Estudos de variabilidade climática são importantes pois ajudam a compreender as atipicidades meteorológicas, que podem afetar a sociedade. Visando contribuir nesse campo científico, o presente artigo demonstra a variabilidade pluviométrica na Microrregião Geográfica de Campo Mourão (MRCM). Foram analisados dados de 24 postos pluviométricos, resultando na definição de duas sub-regiões homogêneas quanto à variabilidade da chuva, denominadas de Norte da MRCM (NMRCM) e Sul da MRCM (SMRCM). Ao analisar os dados, verifica-se que na SMRCM os volumes de precipitação são maiores do que os registrados na NMRCM, tanto mensalmente como sazonal e anualmente. Apesar de, estatisticamente, não haver diferença entre as médias das duas sub-regiões, foi possível notar que esta diferenciação de maior precipitação no Sul tende a ser um padrão, também identificado em outras pesquisas. Foram analisadas informações de altitude e latitude, comparadas com a chuva, e verificou-se que ambas auxiliam na compreensão do padrão espacial da chuva, apesar de o valor de correlação linear entre chuva e latitude ser maior. Na parte Sul, onde ocorrem as maiores altitudes, estas favorecem maior convecção de ar, e, também, há maior precipitação em virtude dos sistemas atmosféricos que ali atuam. Esse resultado reforça o caráter de transição climática identificado na MRCM.

Biografia do Autor

Leila Limberger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Marechal Cândido Rondon

Docente no programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus de Marechal Cândido Rondon

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

LEPERES DE MARINS, J. A.; LIMBERGER, L. Variabilidade espacial da chuva na microrregião geográfica de Campo Mourão (Pr) entre 1976-2016. Geografia em Questão, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.48075/geoq.v14i1.22639. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/22639. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos