A IMPORTÂNCIA DO LUGAR PARA A ESTRUTURAÇÃO E A EXPANSÃO DO CIRCUITO ESPACIAL PRODUTIVO DE CELULOSE EM MATO GROSSO DO SUL
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i1.23167Mots-clés :
lugar, circuito espacial produtivo, celulose, Mato Grosso do Sul.Résumé
Este artigo objetiva evidenciar a importância do lugar para a estruturação e a expansão do circuito espacial produtivo de celulose em Mato Grosso do Sul. Para isso, serão apresentados oito fatores que comprovam essa ideia. Entende-se que a baixa densidade técnica das atividades agropecuárias pré-existentes, a disponibilidade de terras de menor preço, a concentração fundiária, a mão de obra barata, a pré-existência de uma base florestal, a localização geográfica, a disponibilidade hídrica e, principalmente, a atuação do Estado são fatores que, em conjunto, possibilitaram a estruturação e a expansão do circuito espacial produtivo de celulose no estado pesquisado, evidenciando a importância do lugar para os estudos sobre os circuitos espaciais produtivos.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.