Fluxos transfronteiriços cotidianos:
uma análise a partir das cidades de Guaíra (estado do Paraná - Br) e Salto del Guairá (departamento de Canindeyú - Py)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v14i02.23220Palavras-chave:
Redes, Zona de fronteira, Interações transfronteiriças, Escala local, Rede urbana.CResumo
Sob o prisma dos fluxos, o presente trabalho analisa as interações transfronteiriças de um segmento de fronteira entre Brasil e Paraguai, aquele constituído pelas cidades de Guaíra (Paraná – Brasil) e Salto Del Guairá (Departamento de Canindeyú - Paraguai). O objetivo do trabalho foi o de identificar as principais redes e fluxos de interações cotidianas que existem naquele segmento de fronteira, compreendendo as características de cada uma dessas interações e também os fatores que contribuíram e contribuem para que elas ocorram. O aporte teórico adotado é o das redes de interações transfronteiriças em zona de fronteira. As redes de interações entre Guaíra e Salto Del Guairá decorrem fortemente de obras de infraestrutura empreendidas pelo governo brasileiro e paraguaio, obras que facilitaram a mobilidade transfronteiriça cotidiana entre a população das referidas cidades. Desde então, as interações têm sido crescentes e os fluxos reticulares são de naturezas variadas e implicam tanto homens quanto mercadorias que circulam na escala da zona fronteiriça, mas que não se restringem, isto é, frequentemente extrapolam a escala local. Além disso, conclui-se que as cidades estudadas apresentam disparidades socioeconômicas que são o motor para as interações ou mobilidade transfronteiriças cotidiana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geografia em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.