CONFLITOS DE USO DA TERRA NA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL ALTAMIRO DE MOURA PACHECO – GOIÁS

Autores

  • Jaqueline Gomes Batista Instituto de Estudos Socioambientais - Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG)
  • Karla Maria Silva de Faria Instituto de Estudos Socioambientais - Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG)
  • Luciana Gonçalves Tibiriçá Instituto de Estudos Socioambientais - Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG)

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.23983
Agências de fomento

Palavras-chave:

Conflitos de uso, Unidades de Conservação, Zona de Amortecimento, APPs.

Resumo

O Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) está inserido no Bioma Cerrado e tem grande relevância para a promoção da conservação do Cerrado goiano e para proteção do reservatório do Ribeirão João Leite. O trabalho teve o objetivo de avaliar os conflitos existentes na Zona de Amortecimento (ZA) e nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) de seus cursos hídricos, nascentes e reservatório. Os procedimentos metodológicos envolveram a elaboração de mapas de uso da terra utilizando imagens Landsat de 2002 e 2018, além do processamento para avaliação dos conflitos em APPs de cursos hídricos e para a ZA do PEAMP, conforme seu zoneamento. Os resultados indicaram predominância de pastagem na área, além da existência significativa de conflitos nas diversas zonas. Nas APPs de cursos hídricos predominavam as áreas conflitantes em 2002, mas em 2018 o predomínio foi das áreas de vegetação, e aumentou consideravelmente a área ocupada por água, devido à implantação do reservatório. Destaca-se que, embora tenham sido constatados conflitos de uso na ZA do PEAMP, foi observado um aumento significativo das áreas de vegetação no ano de 2018, que permite concluir que a gestão na região está sendo eficaz na promoção da conservação e recuperação de determinadas áreas.

Biografia do Autor

Jaqueline Gomes Batista, Instituto de Estudos Socioambientais - Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG)

Possui Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2018) e atualmente é mestranda em Geografia, na área de Análise Ambiental e Tratamento da Informação Geográfica, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) do IESA/UFG.

Karla Maria Silva de Faria, Instituto de Estudos Socioambientais - Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2011). É professora adjunta do IESA - UFG e vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (CIAMB) e ao Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO), ambos da UFG.

Luciana Gonçalves Tibiriçá, Instituto de Estudos Socioambientais - Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG)

Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (2000), mestrado (2006) e doutorado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professora adjunta na UFG, no IESA, e pesquisadora/orientadora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH) na mesma instituição.

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

BATISTA, J. G.; DE FARIA, K. M. S.; TIBIRIÇÁ, L. G. CONFLITOS DE USO DA TERRA NA ZONA DE AMORTECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL ALTAMIRO DE MOURA PACHECO – GOIÁS. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i3.23983. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/23983. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos