O PERFIL DOS SUJEITOS SOCIAIS QUE COMPÕEM AS REDES DE RECICLAGEM BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i3.24250
Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Palavras-chave:

Perfil dos catadores brasileiros. Produção das identidades. Catação e relações de poder.

Resumo

A construção da identidade é fruto das relações entre os indivíduos e os espaços, compondo uma dinâmica que está sempre em constante construção. Assim, os sujeitos sociais possuem características que resultam de suas relações com os espaços e da soma das múltiplas escalas imbricadas e estabelecidas em múltiplos relacionamentos e de diversas maneiras. Portanto, o propósito deste trabalho é refletir para se obter uma compreensão geográfica sobre os sujeitos sociais, suas relações e as redes de produção relacionadas à atividade de reciclagem brasileira. Sendo assim, desvelou-se as relações de poder que existem na atividade de reciclagem e da catação, observando o espaço e a construção da identidade dos sujeitos que compõem essa rede. Além disso, traçou-se um perfil quantitativamente desses indivíduos de acordo com IBGE/PNAD, fazendo um estudo comparativo na escala nacional a partir dos sujeitos catadores. Por fim, afirma-se que a discussão deste artigo provocou uma análise nas relações de trabalho e exploração dos sujeitos que trabalham na reciclagem de resíduos recicláveis, fomentando uma melhor compreensão da organização desigual do espaço.

Biografia do Autor

Uilmer Rodrigues Xavier da Cruz, Doutorando em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) (2020). Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2019), Graduação em Geografia - Ênfase em Sistemas de Informações Geográficas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (2008). Interesse de investigação: Rede de reciclagem, cadeia globais, circuitos da economia urbana, produção social do trabalho, narrativas do poder e espaço, políticas públicas de coleta seletiva, gestão integrada de resíduos sólidos, tecnologias sociais para gestão integrada de resíduos sólidos. Responsável por implantar o software CATAsig, PLACAR DA RECICLAGEM e por ministrar cursos, palestras, capacitações em várias cooperativas de catadores no estado da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E-mail: uilmer@ufmg.br.

Downloads

Publicado

30-09-2020

Como Citar

XAVIER DA CRUZ, U. R. O PERFIL DOS SUJEITOS SOCIAIS QUE COMPÕEM AS REDES DE RECICLAGEM BRASILEIRA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i3.24250. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/24250. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos