Funções urbanas na faixa de fronteira amazônica:

centralidade de Nhamundá (Am) e seus sistemas territoriais

Autores

  • Estevan Bartoli Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.24480
Agências de fomento
Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

sítio, situação, mediações urbanas, sistemas territoriais, faixa de fronteira.

Resumo

O objetivo do artigo é entender os papéis e funções urbanas de Nhamundá, averiguando como afetam a área municipal e a faixa de fronteira. Inicialmente descrevemos como o sítio municipal (base física) e a posição de sede em relação à rede urbana regional são condicionantes dos tipos de uso do solo, concentrando na faixa sul do município maior parte da circulação e aglomerados humanos (rurais e urbanos). No segundo item abordamos como a circulação regional insere Nhamundá nas redes urbanas do Amazonas e Pará, possibilitando entrada de produtos que abastecem a cidade e seus entornos. No terceiro momento descrevemos a centralidade comercial e os principais sistemas territoriais locais através do modelo Sistema Territoriais Urbano-ribeirinho (STUR). Conclui-se que junto à frágil composição da economia local e sua situação na rede urbana importando produtos, os papéis de mediação exercidos pela cidade são ainda insuficientes quanto ao processamento de recursos regionais.

Biografia do Autor

Estevan Bartoli, Universidade do Estado do Amazonas

Professor da Universidade do Estado do Amazonas - campus de Parintins, possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2001), especialização em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e é doutor em geografia pela UNESP de Presidente Prudente (2017) com estágio ("sanduíche") na Universidade Ca´ Foscari de Veneza. Realiza pesquisas nas áreas de geografia urbana e análise territorial, com ênfase em sistemas territoriais para o desenvolvimento territorial em cidades na Amazônia. Líder do Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia (NETAM) e Bolsista Produtividade pela Universidade do Estado do Amazonas, é membro do Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Estado do Amazonas (Niffam), realizando pesquisas sobre a sub-região do baixo Amazonas.

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

BARTOLI, E. Funções urbanas na faixa de fronteira amazônica:: centralidade de Nhamundá (Am) e seus sistemas territoriais. Geografia em Questão, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.48075/geoq.v14i1.24480. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/24480. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos