Considerações socioambientais sobre as chuvas intensas nas principais cidades da região metropolitana de Maceió:

um olhas para a população

Autores

  • Melchior Carlos Nascimento Docente do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió-Alagoas.
  • Esdras de Lima Andrade Geógrafo do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió-Alagoas.
  • Sinval Autran Mendes Guimarães Júnior Docente do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió-Alagoas.

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.24496
Agências de fomento

Palavras-chave:

vulnerabilidade socioambiental, alagamentos, deslizamento de terra, enchente, educação ambiental.

Resumo

A ocupação irregular dos espaços urbanos tem provocado prejuízos diversos às metrópoles brasileiras, comprometendo a eficiência dos serviços públicos como abastecimento de água, esgotamento sanitário, transporte e importantes serviços essenciais à garantia da qualidade de vida. Desta maneira, os problemas decorrentes das ocupações irregulares nas principais cidades que integram a Região Metropolitana de Maceió – RMM tem alcançado mais evidencia quando da ocorrência das precipitações pluviométricas. Assim, o presente estudo teve a finalidade de avaliar a opinião socioambiental dos habitantes residentes em áreas vulneráveis aos eventos relacionados às chuvas intensas. Para tanto, foram realizadas entrevistas com auxílio de questionário, que considerou a população amostral correspondente a um total de 625 pessoas, residente nos setores censitários com muito baixa, baixa, média, alta e muito alta vulnerabilidades socioambientais. Dentre os resultados, observou-se que as populações residentes nessas áreas, sensíveis aos problemas de alagamentos, deslizamento de terra ou enchentes encontram-se relativamente fragilizadas sob o ponto de vista social e que a ocorrência desses variados tipos de eventos na RMM depende da interveniência das chuvas.

Biografia do Autor

Melchior Carlos Nascimento, Docente do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió-Alagoas.

Professor Adjunto no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, atuando principalmente em temas relacionados a Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Geografia de Alagoas, Análise, Planejamento e Gestão Ambiental. 

Esdras de Lima Andrade, Geógrafo do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió-Alagoas.

  

Sinval Autran Mendes Guimarães Júnior, Docente do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió-Alagoas.

 

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

NASCIMENTO, M. C.; ANDRADE, E. de L.; GUIMARÃES JÚNIOR, S. A. M. Considerações socioambientais sobre as chuvas intensas nas principais cidades da região metropolitana de Maceió:: um olhas para a população. Geografia em Questão, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.48075/geoq.v14i1.24496. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/24496. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos