Considerações socioambientais sobre as chuvas intensas nas principais cidades da região metropolitana de Maceió:
um olhas para a população
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.24496Palavras-chave:
vulnerabilidade socioambiental, alagamentos, deslizamento de terra, enchente, educação ambiental.Resumo
A ocupação irregular dos espaços urbanos tem provocado prejuízos diversos às metrópoles brasileiras, comprometendo a eficiência dos serviços públicos como abastecimento de água, esgotamento sanitário, transporte e importantes serviços essenciais à garantia da qualidade de vida. Desta maneira, os problemas decorrentes das ocupações irregulares nas principais cidades que integram a Região Metropolitana de Maceió – RMM tem alcançado mais evidencia quando da ocorrência das precipitações pluviométricas. Assim, o presente estudo teve a finalidade de avaliar a opinião socioambiental dos habitantes residentes em áreas vulneráveis aos eventos relacionados às chuvas intensas. Para tanto, foram realizadas entrevistas com auxílio de questionário, que considerou a população amostral correspondente a um total de 625 pessoas, residente nos setores censitários com muito baixa, baixa, média, alta e muito alta vulnerabilidades socioambientais. Dentre os resultados, observou-se que as populações residentes nessas áreas, sensíveis aos problemas de alagamentos, deslizamento de terra ou enchentes encontram-se relativamente fragilizadas sob o ponto de vista social e que a ocorrência desses variados tipos de eventos na RMM depende da interveniência das chuvas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geografia em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.