A reforma agrária de mercado e o (sub)desenvolvimento rural:
a experiência do assentamento da fazenda Paz (Maxaranguape/Rn)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v14i02.24530Palavras-chave:
Desenvolvimento rural, Reforma Agrária de Mercado, Assentamento da Fazenda Paz,Resumo
Analisa-se a trajetória dos assentamentos financiados pela Reforma Agrária de Mercado, buscando-se compreender quais os fatores que promovem ou limitam o processo de desenvolvimento rural desses assentamentos. Toma-se como referência a experiência do Assentamento da Fazenda Paz, no município de Maxaranguape/RN. Para o estudo deste caso, fez-se uso de visitas ao Assentamento e entrevistas semiestruturadas com agentes que participaram ativamente do projeto. Os resultados evidenciam um período de sucesso, que pode ser creditado à integração de políticas públicas e a existência de diversificação, empreendedorismo, pluriatividade e capital social no Assentamento, e outro de fracasso, que pode ser explicado pelo modelo de agricultura empreendido, existência de dificuldades relacionadas à gestão, à quebra de confiança entre os assentados e ao distanciamento das organizações governamentais. Conclui-se, que é preciso repensar o desenvolvimento rural como um fenômeno multidimensional, pautado na interação entre boas políticas e um ambiente institucional favorável e que demanda um amplo envolvimento entre Estado e sociedade sob as bases de um contrato territorial de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geografia em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.