A agricultura urbana em Ananás/To:
subsídios para a segurança alimentar e geração de renda
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.24538Palavras-chave:
Horticultura, saúde, geração de renda, Bico do Papagaio.Resumo
Resumo: A agricultura urbana assume papel estratégico no que tange a produção de alimentos, saúde e geração de renda. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi diagnosticar a prática da horticultura no perímetro urbano de Ananás/TO, enfatizando a contribuição da produção de hortaliças no processo de promoção da segurança alimentar e nutricional para os moradores e consumidores locais, bem como o seu potencial gerador de renda. O delineamento utilizado foi a pesquisa exploratória, além de levantamentos de dados primários, por meio de entrevistas semiestruturadas, no período de abril a junho de 2019, além da coleta de dados secundários em órgãos oficiais. Constatou-se que a criação de políticas públicas a nível nacional e estadual contribuíram para a fixação de pessoas nas cidades, mas trouxe para o campo a concentração de terras, é neste contexto que o município de Ananás, Microrregião Geográfica do Bico do Papagaio se insere. Assim, conclui-se que a prática da horticultura no perímetro urbano de Ananás é uma alternativa a uma alimentação saudável tanto para produtores, como para os consumidores, distribuindo renda e proporcionando um desenvolvimento para além do econômico, uma vez que perpassa pela questão social, alimentar e de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Geografia em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.