A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA FRONTEIRA ENTRE PEDRO JUAN CABALLERO – PARAGUAI E PONTA PORÃ – BRASIL: POR UMA IDENTIDADE TRASNFRONTEIRIÇA

Autores

  • Jonas Ariel Cantaluppi de SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i2.24742
Agências de fomento

Resumo

O objetivo deste artigo é entender a formação da identidade transfronteiriça na fronteira entre Ponta Porã - BR e Pedro Juan Caballero - PY resultante do intenso intercâmbio e relações que ocorrem nesta fronteira. Usar-se-á o conceito de identidade territorial para distinguir as identidades reconhecidas dos dois lados e uma possível identidade transfronteiriça resultante do hibridismo, mestiçagem e trocas culturais singulares presentes neste espaço, assim como entrevistas direcionadas a brasileiros e paraguaios residentes nas duas cidades citadas acima. Faz-se necessário a discussão de território neste estudo, pois a partir dessas concepções se entenderá melhor os conflitos ocasionados a partir do encontro destas nações, com o “outro” o “diferente”, assim como o conceito de territorialização, pois é com este processo que serão elaboradas os modos de ocupar e viver neste espaço. Contudo a fronteira segue sua trajetória, nem tudo está integrado e diluído, a diferença afirma-se a cada dia, percebe-se que a fixidez das identidades entrou em colapso dando oportunidade ao surgimento de novas identidades.

Downloads

Publicado

01-05-2020

Como Citar

SOUZA, J. A. C. de. A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NA FRONTEIRA ENTRE PEDRO JUAN CABALLERO – PARAGUAI E PONTA PORÃ – BRASIL: POR UMA IDENTIDADE TRASNFRONTEIRIÇA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 2, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i2.24742. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/24742. Acesso em: 20 abr. 2024.