Diferenças e semelhanças entre a agricultura familiar e a agricultura camponesa
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v15i01.24963Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Campesinato, Produção, Trabalho, Brasil.Resumo
Muitos estudos tratam a agricultura familiar e a agricultura camponesa como sinônimos. Embora toda agricultura camponesa seja familiar, nem toda agricultura familiar é camponesa, uma vez que abrange diversos tipos de agricultura. Assim, o objetivo do artigo é discutir as duas categorias, com ênfase na conjuntura agrária brasileira, evidenciando as diferenças teóricas e práticas entre ambas.
Ademais, salienta as relações de trabalho e de produção estabelecidas por camponeses e agricultores familiares, assim como seu envolvimento com a conservação da terra e da natureza. A pesquisa bibliográfica e a análise documental foram os procedimentos metodológicos adotados. Destarte, podese afirmar que, com o desenvolvimento do capitalismo, houve nos últimos decênios diminuição da quantidade de camponeses no Brasil em virtude da migração campo-cidade e, principalmente, da integração e subordinação ao modo de produção capitalista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geografia em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.