Valorização e dinâmica socioespacial do espaço urbano:
olhares sobre o espigão costeiro no bairro Ponta d'Areia em São Luís (Maranhão, Brasil)
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v14i02.26272Mots-clés :
Espigão costeiro, Ponta d’Areia, São Luís.Résumé
O presente artigo almeja discutir o processo de valorização e alteração na dinâmica do espaço urbano de São Luís (Maranhão, Brasil), deste modo, estaremos observando nesse estudo essa realidade através do recorte espacial do bairro Ponta d’Areia. Através de uma abordagem mais específica, nossas análises estarão centradas no surgimento do espigão costeiro do referido bairro, fruto de uma obra pública e inaugurado em 2014 visando solucionar alguns problemas vigentes naquele setor da cidade. Porém, após a conclusão do empreendimento, ele torna-se um novo ponto turístico e de lazer da cidade, trazendo assim uma nova dinâmica socioespacial para a área. Portanto, temos como objetivo de pesquisa: analisar como o surgimento do espigão contribuiu para a valorização do bairro e suas eventuais consequências para a população local. O trabalho se estrutura a partir de um momento introdutório de apresentação do objeto de pesquisa; em seguida são elencados os procedimentos metodológicos; no momento posterior dialogamos sobre o surgimento do espigão; na quarta seção trazemos à tona a discussão a respeito das consequências da obra no território; e por fim, tecemos alguns apontamentos sobre os resultados obtidos com a construção do estudo.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Geografia em Questão 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.