REGIÃO-REDES E A FRONTEIRA: FLUXOS EMPRESARIAIS EM CIDADES GÊMEAS NO BRASIL-ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i4.26336
Agências de fomento
Palavras-chave:
Integração regional, Redes urbanas, Localização empresarialResumo
Este artigo objetiva contribuir com estudos fronteiriços e com a análise conceitual das regiões-redes atreladas aos fluxos empresariais. O Rio Grande do Sul destaca-se por ser limítrofe a dois países (Uruguai e Argentina), com os quais o Brasil mantém importantes laços empresariais e comerciais. Em sua faixa de fronteira, abrange nove cidades gêmeas, quatro com o Uruguai e cinco com a Argentina. As cidades gêmeas representam desafios aos estudos sobre as fronteiras, visto que existem diferentes relações entre seus limites político-administrativos e a existência de núcleos urbanos comuns, em sua maioria caracterizados por intensos fluxos de pessoas e mercadorias. Como prioridade metodológica do estudo, parte-se das relações escalares locais-globais e analisa-se a localização das empresas matrizes-filiais. Por meio da ferramenta tecnológica Google Maps, selecionou-se uma amostragem das empresas registradas na plataforma e avaliou-se se os fluxos empresariais concentram-se na perspectiva local de integração interna às cidades gêmeas ou se estão relacionados às conexões externas (em seu país ou entre países). O estudo foi realizado nas cidades gêmeas Uruguaiana (RS/BR) – Paso de Los Libres (COR/AR) e San Xavier (MIS/AR) – Porto Xavier (RS/BR) e permitiu identificar as sedes das empresas, sua abrangência, o ramo da economia e as relações comerciais.Downloads
Publicado
25-11-2020
Como Citar
MESQUITA, L. P.; KOZENIESKI, Éverton de M.; SPINELLI, J. REGIÃO-REDES E A FRONTEIRA: FLUXOS EMPRESARIAIS EM CIDADES GÊMEAS NO BRASIL-ARGENTINA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 4, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i4.26336. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/26336. Acesso em: 6 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.