ÑANDE MBARETE! OCUPAÇÕES NO ESPAÇO DE FRONTEIRA
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i4.26342
Agências de fomento
Palavras-chave:
Fronteira, Território, Identidade, LutaResumo
Este artigo trata da análise acerca dos processos sociais, econômicos e culturais que englobam as complexas relações fronteiriças, percebidas a partir do trabalho de campo na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina. Compõem esta análise o acampamento “Linha Oito” (Brasil), o território Maká (Paraguai) e Tekoha Iryapú (Argentina), contemplando suas especificidades e relações oriundas da mobilidade e complexidade presentes na fronteira, temas de importância relevante na discussão tais como: luta pela moradia, direito do lugar como território, a mulher como chefe de família, cultura e identidade, todo este processo permeado por uma constante luta pela dignidade de um povo. Todas estas questões vistas pela ótica do sistema capitalista de produção, que por sua vez é repleto de agruras e preconceitos e extremamente excludente que, como as linhas de um trançado formam um tecido, as características deste sistema se cruzam, e refletem nas situações que propomos refletir. As transformações no território desaguam num constante processo de desterritorialização e reterritorialização, tratando-se tanto do “chão”, do espaço, mas também do indivíduo que constrói a sua identidade em meio a tais transformações, ao mesmo tempo que luta pelas suas convicções, sobrevivência, dignidade e, principalmente, pela manutenção de sua cultura, lugar e valores que são imensuráveis e invendáveis.Downloads
Publicado
25-11-2020
Como Citar
VIEIRA, A. B.; DA SILVA, K. M.; PEREIRA, R. E.; DE OLIVEIRA, L. M. C. ÑANDE MBARETE! OCUPAÇÕES NO ESPAÇO DE FRONTEIRA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 4, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i4.26342. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/26342. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.