TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES: A QUESTÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL POLICIAL NA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI-ARGENTINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v13i4.26345
Agencias de apoyo
Palabras clave:
Formação, Identidade, Interdisciplinar, TerritorialidadesResumen
A gênese das instituições de segurança pública – a qual está intimamente ligada a formação política e cultural do Estado – se funda em relações de poder patriarcais e patrimonialistas, transformando as instituições policiais em territórios alicerçados na dominação. A história e a atuação das instituições policiais demonstram que o pensamento colonial, ainda presente nessas instituições, advém da herança militar e autoritária institucionalizada desde o início da colonização do Brasil. Essa colonialidade traz marcas profundas e permanentes nas forças policiais, o que reflete uma formação de agentes afastados das demandas cotidianas da sociedade. As relações de poder advindas dessa herança territorializaram os espaços policiais e colaboraram para a construção identitária violenta dos agentes policiais, este artigo busca desvelar algumas características da atuação profissional policial fronteiriça, com base em um enfoque interdisciplinar. Através de estudos descritivos e teóricos o artigo se resume em confrontar a tradição formativa dos agentes de segurança as demandas contemporâneas e a multiculturalidade da tríplice fronteira, buscando demonstrar que há um descompasso entre a formação e a consequente atuação do agente com as estratégias cotidianas dos sujeitos e acontecimentos da conurbidade local.Descargas
Publicado
25-11-2020
Cómo citar
PEREIRA, R. D.; DOS SANTOS, J. C. TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES: A QUESTÃO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL POLICIAL NA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI-ARGENTINA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 4, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i4.26345. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/26345. Acesso em: 1 abr. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.