O papel da geografia no curso pré-vestibular popular:

uma análise sobre a atuação no pró-ENEM UFMT

Autores

  • Gabriel de Miranda Soares Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Wender Jorge Luciano da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Edenilce de Moraes Alves
  • Thaynara de Almeida Novaes

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v15i02.28273

Resumo

O Pró-ENEM UFMT é um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e gerenciado por acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A Geografia é um componente curricular obrigatório na educação básica no Brasil, e é exigida na prova de Ciências Humanas e Sociais Aplicada no ENEM. Neste sentido, este artigo visa apresentar a importância dos estudantes da licenciatura em Geografia da UFMT, que atuam como estagiários no preparatório para o ENEM e o processo de transformação do curso em um laboratório pedagógico para as práticas de ensino e projetos educativos dos estudantes, além do espaço de sala aula, possibilitando a realização de oficinas e reflexões sobre a prática docente. Entre os procedimentos técnicos adotados para o prosseguimento da pesquisa destacamos o levantamento bibliográfico e documental, bem como um levantamento quantitativo para a construção de um perfil socioeconômico dos estudantes que frequentam as atividades do curso.

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

DE MIRANDA SOARES SILVA, G.; JORGE LUCIANO DA SILVA, W. .; DE MORAES ALVES, E.; DE ALMEIDA NOVAES, T. O papel da geografia no curso pré-vestibular popular:: uma análise sobre a atuação no pró-ENEM UFMT. Geografia em Questão, [S. l.], v. 15, n. 02, 2022. DOI: 10.48075/geoq.v15i02.28273. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/28273. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos