O papel da geografia no curso pré-vestibular popular:
uma análise sobre a atuação no pró-ENEM UFMT
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v15i02.28273Resumo
O Pró-ENEM UFMT é um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado e gerenciado por acadêmicos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A Geografia é um componente curricular obrigatório na educação básica no Brasil, e é exigida na prova de Ciências Humanas e Sociais Aplicada no ENEM. Neste sentido, este artigo visa apresentar a importância dos estudantes da licenciatura em Geografia da UFMT, que atuam como estagiários no preparatório para o ENEM e o processo de transformação do curso em um laboratório pedagógico para as práticas de ensino e projetos educativos dos estudantes, além do espaço de sala aula, possibilitando a realização de oficinas e reflexões sobre a prática docente. Entre os procedimentos técnicos adotados para o prosseguimento da pesquisa destacamos o levantamento bibliográfico e documental, bem como um levantamento quantitativo para a construção de um perfil socioeconômico dos estudantes que frequentam as atividades do curso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.