A territorialização da fome e da pobreza em Nova América da Colina - Pr

Autores

  • Vanessa do Nascimento UENP
  • Vanessa Maria Ludka UENP

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v16i01.29059

Resumo

A destruição a cada ano de dezenas de milhões de homens, mulheres e crianças pela fome é o escândalo do nosso século já dizia Ziegler (2013 p.21). Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar a territorialização da fome e da pobreza no município de Nova América da Colina – PR. Os procedimentos metodológicos nesta pesquisa foram revisão bibliográfica em artigos e livros relacionados ao tema e levantamento de dados secundários em órgãos governamentais como, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Atlas de Desenvolvimento Brasileiro, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico. Os resultados mostraram que a alta taxa de vulnerabilidade social do município foi causada principalmente pelo fechamento de uma grande empresa de cana de açúcar que oferecia emprego para boa parte da população. Desta forma, conforme dados de 2021, 89,04% da população está inserida no Cadastro Único e 20,72% recebem o Programa Bolsa Família, o que significa que 68,32% estão sem assistência vivendo em situação de pobreza ou até mesmo em situação de fome no município.

Biografia do Autor

Vanessa do Nascimento, UENP

Licenciada em Geografia, pela UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Bacharel em Economia, pela UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Pós Graduada em Gestão Pública Municipal, pela UEM – Universidade Estadual de Maringá.

Vanessa Maria Ludka, UENP

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Geografia: Gestão Ambiental e Biodiversidade pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009). Especialista em Turismo e Planejamento pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (2006), Licenciada em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras (2009) e Bacharel em Turismo pela Universidade da Cidade de União da Vitoria (2004). Professora Adjunto A da Universidade do Norte do Paraná - UENP - Campus de Cornélio Procópio. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tem experiência na área de Geografia Agrária, Geografia da Fome e Geografia do Turismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia, Geografia da Fome, Geografia Agrária, Geografia do turismo, Geografia do Paraná e Guerra do Contestado. É líder do Grupo e Pesquisa GEOFOME - Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento. É membro do Observatório(s) do(s) centenário(s) da Guerra do Contestado e do GEPEGEO - Grupo de Estudos e Práticas de Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

24-03-2023

Como Citar

NASCIMENTO, V. do .; LUDKA, V. M. A territorialização da fome e da pobreza em Nova América da Colina - Pr. Geografia em Questão, [S. l.], v. 16, n. 01, 2023. DOI: 10.48075/geoq.v16i01.29059. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/29059. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos