Desigualdades socioespaciais em Maringá/Pr:

análise da expansão urbana nas glebas Ribeirão Morangueiro e Ribeirão Sarandi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v16i01.29115

Resumo

A expansão urbana, principalmente após a segunda metade do século XX, ocorreu de maneira acelerada, desencadeando uma série de problemas sociais e ambientais. Com o aumento populacional nas cidades e a falta de infraestrutura necessária, as desigualdades socioespaciais se tornaram cada vez mais visíveis e acentuadas. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar a análise do processo de expansão urbana de Maringá nas glebas Ribeirão Morangueiro e Ribeirão Sarandi, a partir da ótica da produção desigual do espaço urbano, a qual compõe um cenário de desigualdade socioespacial na cidade. A partir dos dados de liberação de loteamentos fornecidos pela Prefeitura Municipal de Maringá e de análises multitemporais, foi possível identificar que a expansão urbana na cidade se consolidou de maneira segregacionista, característica essa que ocorreu desde o plano inicial da cidade. Nesse contexto a área de estudo localiza-se em uma área de exclusão social, destinada a população de baixa renda, com ausência de infraestrutura adequada para a população.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Rigoldi, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em geografia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrada, Licenciada e bacharelada em Geografia pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Ambiente, Sociedade e Geotecnologias - GEPAG. Atuando nos seguintes temas: qualidade ambiental, resíduos sólidos, coleta seletiva, geoprocessamento e desigualdade socioespacial.

Valéria Lima, Universidade Estadual de Maringá

Professora dos cursos de graduação e pós graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringa (UEM) na área de geotecnologias do departamento de Geografia. Doutora em Geografia do programa de pós graduação da FCT/UNESP. Possui Mestrado em Geografia, desenvolvido no curso de pós graduação em geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, assim como graduação em Geografia por esta mesma instituição. Tem experiência na área de análise de Qualidade Ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade ambiental urbana, planejamento urbano e ambiental, análise ambiental, geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

24-03-2023

Como Citar

RIGOLDI, K. C.; LIMA, V. Desigualdades socioespaciais em Maringá/Pr:: análise da expansão urbana nas glebas Ribeirão Morangueiro e Ribeirão Sarandi. Geografia em Questão, [S. l.], v. 16, n. 01, 2023. DOI: 10.48075/geoq.v16i01.29115. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/29115. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos