A formação do patrimônio religioso da diocese de Três Lagoas/Ms:

as terras de santo em Parnaíba, Três Lagoas e Inocência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v16i01.29360

Resumo

As terras de santo são aquelas doadas e escrituradas em nome de deidades de devoção da Igreja Católica e, juntamente com outras propriedades eclesiásticas, constituem os patrimônios religiosos. A constituição do patrimônio religioso da Diocese de Três Lagoas está relacionada ao processo de formação territorial do Bolsão (MS), visto que foi estabelecido a partir de doações realizadas pelos proprietários fundiários, migrantes de Minas Gerais e São Paulo, formadores de grandes posses, afazendando-se na região. As terras de santo tiveram importância significativa na formação dos municípios, pois parte delas abrigaram famílias carentes e sem terra da região. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a formação do patrimônio religioso da Diocese de Três Lagoas, destacando como essas doações foram usadas pela Igreja Católica em suas práticas pastorais e, sobretudo, desvelar os entraves e conflitos existentes em decorrência dos apossamentos e apropriações ilegais nesses patrimônios. Nesse sentido, os documentos do acervo da Diocese de Três Lagoas foram fundamentais na identificação dessas doações e na compreensão dos conflitos e impasses estabelecidos no processo de ocupação nas terras diocesanas.

Biografia do Autor

Sedeval Nardoque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL)

Professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Possui pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutorado em Geografia pelo IGCE/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), mestrado em Geografia pela FCT/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Jales (1991). Coordenou o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Rural do Bolsão (MS). É Vice-Coordenador do Laboratório de Geografia Agrária, na UFMS/Três Lagoas.  Tem experiência em: Ensino de Geografia e Geografia Agrária. Atua principalmente nos seguintes temas: questão agrária, políticas públicas e território, Ensino de Geografia, educação no/do campo, relação campo-cidade.

Downloads

Publicado

24-03-2023

Como Citar

ALVES LEONARDO, L.; NARDOQUE, S. A formação do patrimônio religioso da diocese de Três Lagoas/Ms:: as terras de santo em Parnaíba, Três Lagoas e Inocência. Geografia em Questão, [S. l.], v. 16, n. 01, 2023. DOI: 10.48075/geoq.v16i01.29360. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/29360. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos