Yves Lacoste em Argel:
afinidades eletivas e a descoberta da Obra de Ibn Khaldun
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i02.29366Resumo
Analisa a trajetória do geógrafo Yves Lacoste até o momento da descoberta da obra do historiador magrebino Ibn Khaldun (1332-1406). Entendemos que as situações existenciais pelas quais Lacoste atravessou na Argélia marcaram profundamente a constituição de suas obras. Em razão disso, optamos por analisar uma parcela da trajetória lacosteana pelo prisma das afinidades eletivas (SOUSA NETO, 2021). Nesse sentido, a geografia histórica do capitalismo – especialmente aquela da descolonização francesa em África – imprime na trajetória geográfica de Yves Lacoste um cariz anticolonial. Tal anticolonialidade não se deveu apenas à formação territorial capitalista no Magrebe, mas também àquelas afinidades [de classe] eleitas subjetivamente pelo geógrafo em tela: J. Dresch (1905-1994), P. George (1909-2006) e Sadek Hadjeres – todos foram em algum momento membros do Partido Comunista, seja o francês ou o argelino. A princípio, um dos principais resultados que a pesquisa permitiu apontar é que a descoberta da obra khalduniana desvia a vocação geomorfológica de Lacoste para os problemas do Terceiro Mundo. Além disso, quando Khaldun esclarece a situação magrebina no século XIV ajuda o geógrafo na compreensão do dramático problema do século XX: o subdesenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.