Análise dos vazios urbanos da cidade de Maceió-Al por meio de imagem do satélite -4A
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i02.29431Resumo
O município de Maceió possui vazios urbanos decorrentes de um processo de expansão urbana que ocorre de maneira acelerada e desordenada, possíveis consequências da especulação imobiliária em uma cidade com Plano Diretor em processo de revisão e que vivência uma das maiores catástrofes urbana da atualidade, isto é, o processo de subsidência decorrente da extração de sal-gema. Tal fato, resultou na retirada da população dos bairros afetados, atingindo um contingente populacional de aproximadamente de 61.500 habitantes. Assim sendo, o presente estudo teve o objetivo principal identificar os vazios urbanos na cidade de Maceió a fim de avaliar as condições quanto o aproveitamento na Zona Urbana. Para tanto, foram utilizadas imagens do satélite CBERS-04 multiespectral e pancromática respectivamente com resoluções de 8 e 2 metros. Verificou-se que as Regiões Administrativas (RA) 7 e 8 foram as que mais possuem áreas vazias no município, 998.1 hectares (há) e 524,48 há respectivamente. Ao tempo que a RA-1 é a que possui a maior escassez de áreas, com apenas 37,25 ha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.