Mapeamento do uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio Vacacaí-RS com a utilização de geoprocessamento
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i02.29696Resumo
O Sensoriamento Remoto é decisivo para análises ambientais, dada a evolução das geotecnologias e a atual demanda por recursos naturais. O presente trabalho objetiva analisar o uso e ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí (BHRV) na porção central do Estado do RS. Os dados em formato vetorial foram obtidos através do IBGE e da Base Vetorial Contínua do RS, as imagens SENTINEL foram obtidas no site da Land Viewer, e processados no QGis, versão 3.16. A classificação supervisionada foi realizada através do plugin SCP (Semi-Automatic Plugin Classification) e a validação dos dados ocorreu através do plugin AcATaMa. Dessa forma, foram segregadas sete classes para o uso e ocupação do solo da área de estudo: Corpos d’água, Floresta, Silvicultura, Campo, Lavoura, Solo exposto, e Rochas expostas. Em termos de resultados, há predominância de áreas de campo (naturais do bioma Pampa) e áreas de lavoura e solos expostos, que ocorrem devido ao cultivo agrícola ser importante fator de desenvolvimento econômico da região, com monoculturas de soja e arroz. A classificação se mostrou eficaz pois evidenciou a diversidade das formas de uso e ocupação na área de estudo, sendo que a validação dos resultados e acurácia obtida foi de 0,85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.