Mapeamento do uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio Vacacaí-RS com a utilização de geoprocessamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i02.29696

Resumo

O Sensoriamento Remoto é decisivo para análises ambientais, dada a evolução das geotecnologias e a atual demanda por recursos naturais. O presente trabalho objetiva analisar o uso e ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do Rio Vacacaí (BHRV) na porção central do Estado do RS. Os dados em formato vetorial foram obtidos através do IBGE e da Base Vetorial Contínua do RS, as imagens SENTINEL foram obtidas no site da Land Viewer, e processados no QGis, versão 3.16. A classificação supervisionada foi realizada através do plugin SCP (Semi-Automatic Plugin Classification) e a validação dos dados ocorreu através do plugin AcATaMa. Dessa forma, foram segregadas sete classes para o uso e ocupação do solo da área de estudo: Corpos d’água, Floresta, Silvicultura, Campo, Lavoura, Solo exposto, e Rochas expostas. Em termos de resultados, há predominância de áreas de campo (naturais do bioma Pampa) e áreas de lavoura e solos expostos, que ocorrem devido ao cultivo agrícola ser importante fator de desenvolvimento econômico da região, com monoculturas de soja e arroz. A classificação se mostrou eficaz pois evidenciou a diversidade das formas de uso e ocupação na área de estudo, sendo que a validação dos resultados e acurácia obtida foi de 0,85.

Biografia do Autor

Giorge Gabriel Schnorr, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Atualmente é graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tenho interesse em geomorfologia, cartografia e geotecnologias. Atua no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) e no Grupo de Pesquisa em Intemperismo e Formas de Relevo (TAFONI).

Anderson Augusto Volpato Sccoti, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Bacharel em Geografia, formado na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Geografia pela UFSM, área de concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial, linha de pesquisa Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, área de concentração: Análise Ambiental. Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência em Geoprocessamento e Análise Ambiental. Trabalha com Geociências e Cartografia Temática, com ênfase em: mapeamentos Pedológicos, Geológicos, Geomorfológicos, Geoambientais e identificação de áreas com risco Geológico-Geomorfológico. Professor Adjunto A do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Paula Kiefer, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Completou o ensino fundamental no ano de 2015 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini e ensino médio na Escola Estadual de Educação Básica Dom Érico Ferrari no ano de 2018. Atualmente, é aluna do curso de Técnico em Geoprocessamento do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria e também do curso técnico em Meio Ambiente (EAD) pelo Instituto Federal Farroupilha, é graduanda do curso de geografia na Universidade Federal de Santa Maria. Participa como voluntária do projeto Trilhas do conhecimento: mapeamento, inventariação e divulgação geoturística no Geoparque Quarta Colônia. Além de participante do Observatório das Paisagens Antropocênicas- OBSERPA-UFSM, do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água (PANGEA) e do Laboratório de Hidrogeografia - Hidrogeo

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Downloads

Publicado

06-04-2024

Como Citar

SCHNORR, G. G.; VOLPATO SCCOTI, A. A. .; KIEFER, A. P. .; PETSCH, C. Mapeamento do uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio Vacacaí-RS com a utilização de geoprocessamento. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 02, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i02.29696. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/29696. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos