A percepção climática da população que mora em localidades rurais de Restinga Sêca, RS
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i02.30014Résumé
O objetivo do presente trabalho é investigar a percepção climática, principalmente através de expressões populares, de moradores que vivem em localidades rurais do município de Restinga Sêca, RS: Pedregulho e Aparecida, e analisar a percepção dos sujeitos conforme às diferenças de idade, escolaridade e gênero. Para isso, utilizou-se do Triângulo de White (1977) e, a partir de quadros
metodológicos, fez-se o registro de dados pessoais dos entrevistados e das expressões sobre o clima que lembravam, sendo que os respectivos quadros também auxiliaram na discussão dos resultados obtidos. Relacionaram-se às diferenças de idade, profissão, escolaridade e gênero, sendo distribuídas em faixas etárias. Para a análise, baseou-se no estudo realizado por Sartori (2003). Desse modo, constatou-se que os indivíduos mais novos (de 20 a 40 anos) foram os que menos apresentaram expressões populares, em
comparação com a segunda (de 40 a 70 anos) e terceira (acima de 71 anos) faixas etárias. No entanto, as pessoas da segunda faixa etária foram as que mais apresentaram expressões sobre o clima, superando a faixa com mais de 70 anos, sobretudo por viverem a mais tempo na área de estudo. Foram observadas diferenças representativas em relação ao Gênero, pois os homens apresentaram uma percepção climática mais apurada.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.