50 anos do tratado de Itaipu:

reflexão sobre o processo de resistência por parte dos atingidos pela usina hidrelétrica de Itaipu no oeste paranaense

Autores

  • Edson dos Santos Dias Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon
  • Maria José Castelano Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i02.31153

Resumo

Em 2023, completou-se um ciclo de 50 anos desde a assinatura do Tratado de Itaipu pelos governos do Brasil e do Paraguai. Esse marco temporal apresenta ser muito apropriado para uma reflexão sobre o gradiente das consequências da implantação da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu sobre a vida de milhares de pessoas, em especial no momento de sua implantação, visto o contexto das contradições do capitalismo no Brasil. O processo de desapropriação de, aproximadamente, 40 mil pessoas, residentes do lado brasileiro, para a formação do reservatório de Itaipu, foi marcado pela reação de parcela dos desapropriados, na virada das décadas de 1970 para 1980, contando com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Nosso objetivo, neste artigo, é analisar o processo conflituoso de implantação da Usina de Itaipu no Oeste do Paraná e a gradual tomada de consciência, por parte dos atingidos, da necessidade de resistir diante das ações tomadas pelos representantes do Estado brasileiro para garantir a implantação do megaprojeto hidrelétrico de Itaipu Binacional. Trata-se de um estudo bibliográfico e de levantamento documental sobre a questão, por meio da consulta a um conjunto de documentos, como entrevistas publicadas, trabalhos acadêmicos e demais bibliografias específicas sobre o assunto.

Biografia do Autor

Maria José Castelano , Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª Curso de graduação de História na Unioeste. Drª em História pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

06-04-2024

Como Citar

DIAS, E. dos S.; CASTELANO , M. J. 50 anos do tratado de Itaipu:: reflexão sobre o processo de resistência por parte dos atingidos pela usina hidrelétrica de Itaipu no oeste paranaense. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 02, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i02.31153. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/31153. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos