As novas territorialidades da estrangeirização da terra:
Uma análise a partir da expansão de projetos de energia eólica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i03.31741Resumo
A estrangeirização da terra compõe a estrutura da questão agrária e se manifesta de forma distinta no espaço e no tempo. No Brasil, historicamente a estrangeirização tem sido abordada pela academia a partir da territorialidade da agricultura, da pecuária e da silvicultura. Todavia, na atualidade é necessário analisar a estrangeirização através dos múltiplos usos do território. O objetivo deste artigo é debater a estrangeirização da terra a partir da territorialização de empresas de geração de energia eólica no Brasil. Para atingir tal propósito, foram utilizados procedimentos metodológicos de natureza quantitativa, como o levantamento e a sistematização de informações em bases de dados já existentes, bem como metodologias qualitativas, como a realização de trabalhos de campo nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará. Com a pesquisa é possível concluir que os projetos de geração de energia eólica no Brasil são controlados por um grupo restrito de empresas vinculadas ao capital estrangeiro, estas utilizam a transição energética como uma narrativa para justificar a expansão do portfólio de investimentos para garantir a acumulação de capital, especialmente em tempos de crise.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.