Conflitos fundiários na fronteira entre o Brasil e o Paraguai:
o caso da colônia Marangatu/PY
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i03.31744Resumo
Existem conflitos diversos na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, dentre os quais destacam-se aqueles derivados da apropriação da terra e expansão do agronegócio da soja, principalmente. Esse é o caso dos conflitos fundiários na Colônia Marangatu, no município de Nueva Esperanza, no Departamento de Canindeyú/PY. No contexto de expansão do agronegócio e de valorização de terra, iniciaram-se expedientes de grilagens dos lotes não titulados da Colônia, desdobrando-se em expropriação, violência e expulsão de camponeses brasiguaios e paraguaios posseiros há mais de 30 anos na terra. Portanto, esse artigo busca interpretar os conflitos de terra na Colônia Marangatu a partir de expedientes de grilagens de terra, falsificação de documentos, violências diversas, corrupção de autoridades paraguaias, dentre outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.