Políticas migratórias e gênero no acordo Mercosul
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i01.32621Resumo
A migração das mulheres no espaço internacional e transfronteiriço, até então periférica no debate da geopolítica internacional, passará em 2000, a estar presente nas pautas das agências, organismos internacionais e nas políticas dos Estados. No Brasil, a centralidade desta pauta será dada no interior do Acordo Mercosul, para as ações instaladas na escala da tríplice fronteira da América do sul. É neste contexto que o presente artigo se estrutura. Analisamos os discursos e as normas que inserem a migração das mulheres e suas conexões na fronteira como um dos temas de tratamento no Mercosul. Buscamos, assim, uma análise associada ao ordenamento da migração nos países da América do Sul, com foco no discurso à mulher migrante. Para tal, ao evidenciarmos a dinâmica do deslocamento feminino entre os espaços fronteiriços, dispomos em ordem temporal os dispositivos referentes as mulheres migrantes no Acordo Mercosul. Concluímos, a partir da análise documental, que a emergência do gênero estará associada à violência e ao controle, temas recorrentes para o espaço fronteiriço. Apontamos a necessidade de ampliarmos o debate político sobre esta migração, reconhecendo a dimensão plural no campo do direito das mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.