Pandemia, virtualidade e trabalho decente nos setores comerciais da fronteira de Posadas (Misiones, Argentina) e Encarnación (Itapúa, Paraguai). Notas para uma nova realidade competitiva no mercado de trabalho

Autores

  • Carla Antonella Cossi

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i01.32623

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a situação atual do setor de comércio e serviços no complexo urbano transfronteiriço formado pelas cidades de Posadas (Misiones, Argentina) e Encarnación (Itapúa, Paraguai) após as mudanças socioculturais e as desigualdades socioeconômicas ocorridas nesse espaço como resultado das medidas (sanitárias, trabalhistas e de seguridade social) implementadas em resposta à crise provocada pela pandemia do coronavírus, que modificou tanto a estrutura, quanto as dinâmicas dos processos de produção e trabalho nesse setor. Portanto, com base em reflexões realizadas no âmbito do Observatório Permanente de Trabalho Decente da Tríplice Fronteira (OTRAF) a partir de uma perspectiva teórico-antropológica e por meio de uma abordagem abrangente/comparativa própria do método etnográfico, que nos permite investigar os contextos e circunstâncias experimentadas pelos cidadãos desse espaço, vamos refletir sobre três aspectos-chave dessa problemática: o avanço da virtualidade nas formas de comércio na fronteira, as mudanças no emprego e o aumento da informalidade nesse mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

29-01-2024

Como Citar

COSSI, C. A. Pandemia, virtualidade e trabalho decente nos setores comerciais da fronteira de Posadas (Misiones, Argentina) e Encarnación (Itapúa, Paraguai). Notas para uma nova realidade competitiva no mercado de trabalho. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 01, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i01.32623. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/32623. Acesso em: 27 abr. 2024.