Implicações da luta dos Avá-Guarani pela demarcação de terras em Guaíra (Paraná) na zona de fronteira do Brasil com o Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i01.32753Resumo
Os Avá-Guarani presentes no município de Guaíra (Paraná), zona de fronteira do Brasil com o Paraguai, assim como centenas de outros povos nativos da América Latina, sofreram sucessivos processos de desterritorialização de terras ancestrais, atualmente lutam pela retomada das mesmas, bem como sua respectiva demarcação. A partir de 2009, quando os Avá-Guarani passaram a requerer judicialmente o direito à demarcação de terras em Guaíra emergem vários conflitos com os não indígenas, notadamente proprietários de terras, empresários e até políticos contrários a demarcação de terras ao povo Avá-Guarani. No esteio de tal embate, o povo Avá-Guarani tem sofrido desde as mais sutis formas de discriminação até perseguições e assassinatos. Este trabalho tem por objetivo analisar quais os efeitos decorrentes da retomada de terras pelo povo Avá-Guarani num segmento de fronteira do Brasil com o Paraguai e seu reflexo no ambiente escolar. O método adotado foi o qualitativo e a metodologia consistiu em leituras teóricas e pesquisa de campo. Estruturamos o trabalho em duas partes: a primeira analisa os efeitos do movimento de retomada na escala local; a segunda analisa como tal movimento se reflete no âmbito escolar. Finalizamos com algumas considerações acerca do movimento indígena pela demarcação de terras em Guaíra e da necessidade de superar culturalmente o pensamento colonial a favor de um pensamento decolonial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.