Implicações da luta dos Avá-Guarani pela demarcação de terras em Guaíra (Paraná) na zona de fronteira do Brasil com o Paraguai

Autores

  • Daianny de Azevedo Lehn
  • Maristela Ferrari

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i01.32753

Resumo

Os Avá-Guarani presentes no município de Guaíra (Paraná), zona de fronteira do Brasil com o Paraguai, assim como centenas de outros povos nativos da América Latina, sofreram sucessivos processos de desterritorialização de terras ancestrais, atualmente lutam pela retomada das mesmas, bem como sua respectiva demarcação. A partir de 2009, quando os Avá-Guarani passaram a requerer judicialmente o direito à demarcação de terras em Guaíra emergem vários conflitos com os não indígenas, notadamente proprietários de terras, empresários e até políticos contrários a demarcação de terras ao povo Avá-Guarani. No esteio de tal embate, o povo Avá-Guarani tem sofrido desde as mais sutis formas de discriminação até perseguições e assassinatos. Este trabalho tem por objetivo analisar quais os efeitos decorrentes da retomada de terras pelo povo Avá-Guarani num segmento de fronteira do Brasil com o Paraguai e seu reflexo no ambiente escolar. O método adotado foi o qualitativo e a metodologia consistiu em leituras teóricas e pesquisa de campo. Estruturamos o trabalho em duas partes: a primeira analisa os efeitos do movimento de retomada na escala local; a segunda analisa como tal movimento se reflete no âmbito escolar. Finalizamos com algumas considerações acerca do movimento indígena pela demarcação de terras em Guaíra e da necessidade de superar culturalmente o pensamento colonial a favor de um pensamento decolonial.

Downloads

Publicado

29-01-2024

Como Citar

DE AZEVEDO LEHN, D.; FERRARI, M. Implicações da luta dos Avá-Guarani pela demarcação de terras em Guaíra (Paraná) na zona de fronteira do Brasil com o Paraguai. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 01, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i01.32753. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/32753. Acesso em: 27 abr. 2024.