A fronteira agrícola na fronteira Misionera-Correntina (séculos XIX-XX): uma abordagem conceitual
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i01.32754Resumo
O território da atual província de Misiones (Argentina) é um espaço fronteiriço, de construção histórico-social, no qual as interações respondem a movimentos constantes, contínuos e descontínuos, que atravessam e interceptam os limites naturalmente ou arbitrariamente estabelecidos, definidos geograficamente e politicamente. Este artigo aborda a conceituação de fronteiras, centrando a análise na fronteira Misionera-Correntina, desde uma perspectiva regional e dentro de um limitado período de estudo, que inclui a consolidação dos Estados Nacionais e a criação dos Territórios Nacionais. Nesse sentido, para introduzirmos a configuração da fronteira produtiva que se desenvolve entre o território de Misiones e a província de Corrientes, no final do século XIX e meados do século XX, nós: a) realizamos uma revisitação e a reflexão sobre as formas de construção da região, na perspectiva da historiografia local em torno das noções de "região histórica ou misionera" e, b) analisamos os processos de trocas e relações que se estabeleceram em relação à produção agropecuária nas margens territoriais do limite provincial, com base na interpretação das fontes da época.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.