Conflitos existenciais da fronteira no romance Elpídio Petra, de Wanderson Ligier de Jesus
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i01.32756Resumo
Há literaturas que surgem em regiões específicas e evocam em seu script o tema da fronteira. É o caso do romance Elpídio Petra (2021), do escritor Wanderson Ligier de Jesus, que lança um olhar para a fronteira entre o Brasil e a Bolívia (Fronteira Bras/Bol), um lugar de choque de realidades distintas, metralhado de questões existenciais envolvendo sujeitos que transitam, ancoram e constroem a realidade social nesse espaço específico. O objetivo principal, da pesquisa é perceber como a literatura registra dimensões subjetivas e concretas que pairam na atmosfera fronteiriça e configuram a espacialidade existencial das personagens. Os procedimentos analíticos propostos aqui sugerem o método hermenêutico para interpretar a literatura; dessa forma a teoria da recepção incita o leitor geógrafo a focar nas dimensões particularizadas do texto para decodificar o contexto espacial. Relativamente ao romance, os resultados obtidos, por meio de diálogo geográfico, demonstram que a literatura sugere um lugar marcado por ser um espaço atravessado de conflitos que conduzem a uma multiplicidade de acontecimentos moldando as identidades dos sujeitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.