Panorama da educação no campo no Centro-Oeste brasileiro:

uma realidade permeada por fechamentos e escassez de escolas

Autores

  • Cassia Betania Rodrigues dos Santos UFMS
  • Juscelino Eudâmidas Bezerra UnB

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i03.32854

Resumo

Este estudo analisa os processos de fechamento e abertura de escolas no campo na região Centro-Oeste, reconhecendo sua importância como reflexo das mudanças em curso na reconfiguração do espaço rural do país. Usando dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), identificamos um total de 4.414 fechamentos de escolas na região no período de 1999 a 2019.
Essa situação é especialmente alarmante, considerando a já escassa disponibilidade de escolas nas áreas rurais dessa região. Em contraste, observamos apenas 1.802 processos de abertura de escolas, um número quase três vezes menor em relação aos fechamentos. Portanto, o fechamento das escolas no campo no Centro-Oeste vai além do simples ato de fechar as portas; é um ataque que mina o direito dos povos do campo de acesso à educação. Esses povos dependem dessas instituições para fins educacionais, mas também como centros de integração política e social. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o funcionamento das escolas no campo na região Centro-Oeste. Dessa forma, essa pesquisa lança luz aos desafios e complexidades enfrentados pela Educação no e do campo na região Centro-Oeste, levando em consideração as implicações sociais e econômicas dos processos de fechamento e abertura de escolas.

Biografia do Autor

Cassia Betania Rodrigues dos Santos, UFMS

Pós-Doutoranda no departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
(UFMS). Doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente Professora no Instituto Federal de Goiás.

Juscelino Eudâmidas Bezerra, UnB

Possui graduação em Geografia Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,Campus de Presidente Prudente. Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Estudos Sociais da Erasmus University Rotterdam (Holanda) no âmbito do Programa de Cooperação Internacional CAPES/NUFFIC. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB). É coordenador do Laboratório GeoRedes na UnB e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Governança, Sistemas Agroalimentares e Redes Globais de Produção - GovernAGRO.

Downloads

Publicado

08-12-2024

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS, C. B.; EUDÂMIDAS BEZERRA, J. Panorama da educação no campo no Centro-Oeste brasileiro: : uma realidade permeada por fechamentos e escassez de escolas. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 03, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i03.32854. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/32854. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos