Panorama da educação no campo no Centro-Oeste brasileiro:
uma realidade permeada por fechamentos e escassez de escolas
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v17i03.32854Resumo
Este estudo analisa os processos de fechamento e abertura de escolas no campo na região Centro-Oeste, reconhecendo sua importância como reflexo das mudanças em curso na reconfiguração do espaço rural do país. Usando dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), identificamos um total de 4.414 fechamentos de escolas na região no período de 1999 a 2019.
Essa situação é especialmente alarmante, considerando a já escassa disponibilidade de escolas nas áreas rurais dessa região. Em contraste, observamos apenas 1.802 processos de abertura de escolas, um número quase três vezes menor em relação aos fechamentos. Portanto, o fechamento das escolas no campo no Centro-Oeste vai além do simples ato de fechar as portas; é um ataque que mina o direito dos povos do campo de acesso à educação. Esses povos dependem dessas instituições para fins educacionais, mas também como centros de integração política e social. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar o funcionamento das escolas no campo na região Centro-Oeste. Dessa forma, essa pesquisa lança luz aos desafios e complexidades enfrentados pela Educação no e do campo na região Centro-Oeste, levando em consideração as implicações sociais e econômicas dos processos de fechamento e abertura de escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.