A fronteira internacional no Paraná
possibilidades de pesquisas híbridas no contexto da ecologia política e da geografia ambiental
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i02.36582Resumo
Este texto visa apresentar uma reflexão sobre possibilidades de pesquisas híbridas na fronteira internacional no estado do Paraná, a partir da valorização de hibridismos entre a Geografia com outras ciências e áreas do conhecimento, por meio da Ecologia Política, e de hibridismos entre abordagens geográficas, por meio do enfoque da Geografia Ambiental. Com base em vivências e reflexões do autor, são apresentados alguns fundamentos da Ecologia Política e da Geografia Ambiental, para, em seguida, se discorrer sobre algumas possibilidades de pesquisa sob estes enfoques na faixa da fronteira internacional no Paraná. Para tanto, as abordagens acerca do processo de ocupação desta região de fronteira e da apropriação e utilização social da natureza, considerando suas causas e consequências, dão margem para diversos tipos de pesquisas e estudos, relacionados à degradação ambiental, conservação ambiental, injustiças e conflitos (socio)ambientais. Busca-se considerar algumas peculiaridades específicas desta fronteira, com a questão dos agrotóxicos ilegais, a existência dos Parques Nacionais do Iguaçu e de Ilha Grande, e da Usina hidrelétrica binacional de Itaipu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.