Fatores das migrações de retorno num segmento de fronteira Brasil-Paraguai
os brasiguaios em Mundo Novo (Mato Grosso do Sul) limítrofe a Salto del Guairá (Canindeyú)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i02.36585Resumo
No segmento da fronteira Brasil/Paraguai entre Mundo Novo (Mato Grosso do Sul) e Salto Del Guairá (Canindeyú), desde o começo do século XXI, vem sendo produzida embrionária territorialidade urbana pela migração de retorno de brasileiros que estavam no Paraguai. A área ilegalmente ocupada, por aproximadamente 800 famílias, é de aproximadamente 50.000m², localizada precisamente junto ao limite internacional e foi organizada em três supostos bairros: Estrela Oito, Novo Horizonte e Construindo um Sonho. Que razões explicam a migração de retorno? Visando responder a questão, este trabalho teve por objetivo analisar quais os fatores que determinam a migração de retorno de brasileiros que estavam no Paraguai e como se dá a reintegração no país de origem. Os principais procedimentos operacionais consistiram em revisão bibliográfica e entrevistas realizadas com os migrantes/brasiguaios, representantes dos bairros e agentes políticos de Mundo Novo (MS). O trabalho foi dividido em duas partes: a primeira faz breve caracterização geohistórica da migração brasileira para o Paraguai; a segunda analisa, fundamentalmente, as razões do retorno. Embora a pesquisa ainda esteja em andamento, finaliza-se o trabalho indicando que a migração de retorno vem sendo organizada por fluxos descontínuos, notadamente, sob a liderança feminina e com ampla rede de relações sociais e de parentesco transfronteiriço. Indica-se, também, que a migração de retorno produziu embrionária territorialidade transfronteiriça com sujeitos com nacionalidade brasileira e paraguaia formando verdadeiras famílias de brasiguaios que possuem vínculos sociais, econômicos e políticos em ambos os lados da fronteira do Brasil com o Paraguai.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.