Dinâmicas transfronteiriças e a expansão das facções criminosas para a Amazônia
a cidade de Marabá (PA) perante o contexto das redes do crime organizado
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i02.36604Resumo
A crescente presença do crime organizado na Amazônia brasileira é motivada por fatores como: a vulnerabilidade das fronteiras, a presença precária do Estado em zonas remotas, bem como, o aumento das rotas de tráfico de drogas, armas e outros ilícitos. A cidade de Marabá, por sua posição geográfica estratégica e infraestrutura em crescimento, tem se tornado de grande relevância para essas redes criminosas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é investigar as dinâmicas transfronteiriças e a expansão das facções criminosas na Amazônia brasileira, com foco na cidade de Marabá. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos a análise de documentos e relatórios oficiais, provenientes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), levantamento teórico acerca dos conceitos de fronteira e de crime organizado e trabalhos de campo em Marabá. Os resultados indicam a centralidade de disputas territoriais pelo mercado da droga na cidade, suas rotas de operação, e como as dinâmicas locais favorecem essa expansão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.