A HISTÓRICA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA DO BRASIL: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE PAULICÉIA/SP
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v4i1.4439
Agências de fomento
Fapesp
Resumo
Em nossa discussão acerca da questão agrária fizemos uma construção histórica a respeito da concentração fundiária no Brasil. Entendemos que este é um problema que se iniciou no período colonial e, atualmente, está relacionado com a internacionalização da economia brasileira, pois o latifúndio hoje se tornou propriedade do agronegócio. Assim, como forma genérica de exemplificar esse processo vamos mostrar dados de nossa pesquisa de mestrado sobre como se encontra organizada a distribuição de terras no município de Paulicéia/SP. Neste caso, percebemos claramente a porção superior de terra ocupada pelas propriedades acima de 1000 hectares, mesmo representando um número significativamente inferior aos de pequenas e médias propriedades. Neste estudo, é possível verificar também muito bem como o campo na região da Alta Paulista é formado pelo latifúndio, mas também, por territórios não-capitalistas camponeses que resistem ao avanço do agronegócio, principalmente, o da monocultura da cana-de-açúcar no setor sucroalcooleiro.Downloads
Publicado
31-01-2011
Como Citar
CAMACHO, R. S. A HISTÓRICA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA DO BRASIL: ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE PAULICÉIA/SP. Geografia em Questão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2011. DOI: 10.48075/geoq.v4i1.4439. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4439. Acesso em: 24 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.