MULTITERRITORIALIDADE E MÚLTIPLAS IDENTIDADES: O TERRITÓRIO DA COMUNIDADE DE PESCADORES DE COPACABANA, RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v4i2.4814
Agências de fomento
CAPES
Resumo
O artigo traz à discussão o papel desempenhado pelo conceito de território e, agregado a ele, de territorialidade, na análise do espaço e, mais especificamente, da realidade que envolve a existência de comunidades tradicionais em grandes cidades, tomando como estudo de caso a comunidade de pescadores de Copacabana, Rio de Janeiro. Abordamos a questão da multiterritorialidade experimentada pela comunidade mostrando que tal vivência multiterritorial, se acompanhada de uma conscientização crítica, pode ser também um instrumento para a transformação social. Sendo assim, a primeira sessão do artigo apresenta o conceito de território e suas ressignificações enquanto estratégias para a compreensão da realidade. Posteriormente, o artigo discute a multiterritorialidade presente na comunidade estudada, entrelaçando teoria e resultados da pesquisa empírica. Por fim, trazemos um debate sobre território e identidade, evidenciando a partir da comunidade em questão que as identidades atuais são múltiplas e, muitas vezes, até mesmo contraditórias. Torna-se claro que somente através desta compreensão multiterritorial e multiidentitária podemos buscar, nos tempos atuais, a transformação da sociedade, que perpassa pela recusa de estereótipos e generalizações que são comuns e costumam guiar nossas concepções sobre determinados grupamentos sociais.Downloads
Publicado
28-08-2011
Como Citar
GIANNELLA, L. MULTITERRITORIALIDADE E MÚLTIPLAS IDENTIDADES: O TERRITÓRIO DA COMUNIDADE DE PESCADORES DE COPACABANA, RIO DE JANEIRO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 4, n. 2, 2011. DOI: 10.48075/geoq.v4i2.4814. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/4814. Acesso em: 10 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.