A HISTÓRIA DO MEU ROSTO: COMO AGENTES AMBIENTAIS PERCEBEM A ESTIGMATIZAÇÃO (RE)PRODUZIDA PELO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v5i2.5460Resumo
A história do meu rosto entrelaça conceitos da semiótica social e análise do discurso para explorar como um material impresso, neste caso um folheto, pode gerar estigmatização dos catadores, conhecidos no oeste do Canadá como binners. Diariamente, a mídia expõe os humanos a signos (palavras, fotografias, desenhos) que parecem ser triviais, mas influenciam o modo como percebemos o seu significado. Entre os significados frequentemente encontrados nos meios de comunicação, a palavra "scavengers” tem sido usada, com uma conotação prejudicial para se referir aos recicladores autônomos. O presente estudo qualitativo baseia-se em dados coletados com binners durante pesquisa realizada na cidade de Victoria, Canadá. Em primeiro lugar, analisamos o diálogo entre os binners para explorar a percepção do estigma que sofrem. Segundo, usamos um folheto de alerta contra a atividade de catação de lixo (scavenging) produzido pela prefeitura para ilustrar o modo como o conteúdo comunica e reforça a estigmatização contra os recicladores. Em terceiro lugar, analisamos a discussão com o governo local, a comunidade local e os binners sobre gestão inclusiva de resíduos sólidos para descobrir diferentes percepções negativas. Ilustramos como os recicladores percebem o estigma e sugerem que a marginalização pode ser superada reiterando a imagem de agente ambiental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.