PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E PROJETOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA ESCALA LOCAL E REGIONAL: A CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO DISCURSO GEOGRÁFICO

Autores

  • Nildo Aparecido MELO

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v5i2.5508

Resumo

A crise que recai sobre o mundo do trabalho deve ser entendida no contexto de um processo de reestruturação do capitalismo contemporâneo, com consequências sobre a organização do trabalho na produção e no redimensionamento do processo produtivo. A inserção do Brasil nesse conjunto de transformações reestruturantes é passiva e subordinada aos interesses dos organismos internacionais e dos países desenvolvidos, tendo como consequência a desestruturação do mercado de trabalho nacional, com a elevação das taxas de desemprego, a informalidade do mundo do trabalho e a deterioração/precarização das condições e relações de trabalho. Em Presidente Prudente, também se observou um processo de desestruturação/precarização do trabalho, com a manutenção do desemprego elevado, a informalidade do trabalho, a alta rotatividade da mão-de-obra e a concentração de trabalhadores desempregados nas áreas periféricas do município. Nesse sentido, a análise dos projetos de economia solidária desenvolvidos na escala local e regional torna-se necessária para a compreensão dos impactos das políticas públicas de enfrentamento do desemprego e da precarização do mercado de trabalho, com as premissas da cartografia temática servindo de base para a investigação e para a denúncia das contradições do capitalismo em seu processo de reestruturação econômica e produtiva. Palavras-chave: fordismo; trabalho;economia solidária; cartografia temática.

Downloads

Publicado

09-09-2012

Como Citar

MELO, N. A. PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E PROJETOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA ESCALA LOCAL E REGIONAL: A CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO DISCURSO GEOGRÁFICO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 5, n. 2, 2012. DOI: 10.48075/geoq.v5i2.5508. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/5508. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos