ÍNDICE DE CONDIÇÃO DE VIDA E SAÚDE (ICVS): UMA PROPOSTA DE ESPACIALIZAÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL DA POPULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Heitor Soares Farias

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v7i1.7812
Agências de fomento
Capes

Resumo

O Rio de Janeiro é um dos menores estados da Federação em área, mas com uma densidade demográfica muito elevada, principalmente na região metropolitana, extremamente polarizada, com cerca de 74% da população de todo o Estado. Na região metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) está localizada a maioria das indústrias, do comércio e dos serviços altamente especializados. Entretanto, esse espaço é marcado por grandes contradições sociais, pois muitas vezes o crescimento econômico não é acompanhado pelo atendimento das necessidades básicas da população. Isso fica materializado no espaço quando, por exemplo, existe a distribuição desigual dos serviços e equipamentos urbanos, a crescente demanda por habitações, diante da expansão das favelas ou a insegurança pública, demonstrada pelos altos índices de criminalidade, o que expõem a grande vulnerabilidade social presente na RMRJ. Desta maneira, o presente trabalho tem como objetivo mapear a vulnerabilidade social da população da RMRJ, utilizando indicadores presentes no censo demográfico, disponíveis no nível dos setores censitários, o que possibilita a construção de mapas temáticos que identifiquem as áreas mais vulneráveis. Os resultados mostraram que a baixada fluminense apresenta grandes áreas de extrema vulnerabilidade, mas mesmo na capital também existem áreas da zona oeste com condições de vida muito ruins.

Downloads

Publicado

18-03-2014

Como Citar

FARIAS, H. S. ÍNDICE DE CONDIÇÃO DE VIDA E SAÚDE (ICVS): UMA PROPOSTA DE ESPACIALIZAÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL DA POPULAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO. Geografia em Questão, [S. l.], v. 7, n. 1, 2014. DOI: 10.48075/geoq.v7i1.7812. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/7812. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos