CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS RIBEIRINHOS NO RIO PARAGUAI, MUNICÍPIO DE CÁCERES, PANTANAL MATO-GROSSENSE – BRASIL

Autores

  • Selma Beatriz Sala de Arruda
  • Leila Nalis Paiva da Silva Andrade
  • Célia Alves de Souza
  • Jean da Silva Cruz
  • Gustavo Roberto dos Santos Leandro

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v7i2.9495
Agências de fomento
Rede ASA de estudos sociais, ambientais e de tecnologias para o sistema produtivo da região Sudoeste de Mato Grosso vinculada a Rede Pro-Centro-Oeste MCT/CNPq/FNDCT/FAPs/MEC/CAPES Nº 031/2010.

Resumo

A pesca é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem e vêm garantindo a este um alimento rico e nutritivo, além de se transformar em recurso financeiro através da venda do pescado. Os pescadores, na maioria dos casos, vivem em comunidades a beira dos recursos hídricos. Entretanto, estas comunidades vêm enfrentando sérios problemas quanto às condições da pesca e, em virtude desta realidade, justifica-se a abordagem dessa temática. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo abordar as características socioeconômicas das famílias ribeirinhas do rio Paraguai, município de Cáceres – Mato Grosso. A metodologia de pesquisa foi de cunho quali-quantitativo sendo desenvolvida em várias fases: levantamento bibliográfico, trabalho de campo para coleta de dados, sistematização, análise dos dados e contextualização. A realização das análises, por meio da aplicação de entrevistas e questionários, possibilitou identificar a principal renda, os benefícios e os incentivos governamentais para os ribeirinhos, a faixa etária da população, sexo e escolaridade. Os resultados do presente estudo evidenciaram que os pescadores ribeirinhos são em sua maioria do sexo masculino, com pouca escolaridade, entre 45 a 50 anos, cujas famílias são compostas em sua maioria de 2 a 4 pessoas, sendo que, sobrevivem com uma renda mensal de um salário mínimo. As famílias vêm passando por inúmeras situações adversas, como a falta de peixes no rio, o que contribui para a redução dos recursos econômicos dos mesmos, comprometendo também suas relações culturais e sociais.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

DE ARRUDA, S. B. S.; ANDRADE, L. N. P. da S.; DE SOUZA, C. A.; CRUZ, J. da S.; LEANDRO, G. R. dos S. CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS RIBEIRINHOS NO RIO PARAGUAI, MUNICÍPIO DE CÁCERES, PANTANAL MATO-GROSSENSE – BRASIL. Geografia em Questão, [S. l.], v. 7, n. 2, 2014. DOI: 10.48075/geoq.v7i2.9495. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/9495. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos