INOVAÇÃO E COMPETIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DO ARRANJO PRODUTIVO DE CONFECÇÃO DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Autores

  • Roberta de Moraes Rocha
  • Luiz Honorato da Silva Júnior
  • Júlio Albuquerque Barros Viana

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i1.12230

Palavras-chave:

Arranjos Produtos Locais. Polo Industrial. Inovação e Competição. Indústria Confecção.

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é fazer uma caracterização do Arranjo Produtivo de Confecção do Agreste pernambucano e levantar evidências do perfil das empresas que investem em controle de qualidade e que produzem com algum nível de diferenciação dos produtos comercializados no mercado local. O trabalho utilizou como fonte principal de dados uma pesquisa de campo realizada no Agreste do Estado de Pernambucano, nos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, a qual abrangeu 945 empresas. Os resultados sugerem que as empresas menos propensas a investir em controle de qualidade têm o seguinte perfil: i) não possuem marca própria; ii) estão localizadas no município de Santa Cruz do Capibaribe; iii) toda a sua produção é comercializada em feiras; iv) não comercializam em loja própria; v) não atuam no segmento de moda jovem; e vi) todos os funcionários são pessoas da família do proprietário da empresa. Por outro lado, se a empresa está localizada no município de Caruaru, tem marca própria, vende toda a sua produção em lojas próprias, atua no segmento da moda jovem, e a empresa não é familiar, tem 100% de chances de investir em controle de qualidade. 

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Publicado

11-06-2015

Como Citar

ROCHA, R. de M.; SILVA JÚNIOR, L. H. da; VIANA, J. A. B. INOVAÇÃO E COMPETIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DO ARRANJO PRODUTIVO DE CONFECÇÃO DO AGRESTE PERNAMBUCANO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 50–80, 2015. DOI: 10.48075/gdemrevista.v1i1.12230. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/12230. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos