INOVAÇÃO E COMPETIÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DO ARRANJO PRODUTIVO DE CONFECÇÃO DO AGRESTE PERNAMBUCANO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i1.12230Palavras-chave:
Arranjos Produtos Locais. Polo Industrial. Inovação e Competição. Indústria Confecção.Resumo
O objetivo principal desta pesquisa é fazer uma caracterização do Arranjo Produtivo de Confecção do Agreste pernambucano e levantar evidências do perfil das empresas que investem em controle de qualidade e que produzem com algum nível de diferenciação dos produtos comercializados no mercado local. O trabalho utilizou como fonte principal de dados uma pesquisa de campo realizada no Agreste do Estado de Pernambucano, nos municípios de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, a qual abrangeu 945 empresas. Os resultados sugerem que as empresas menos propensas a investir em controle de qualidade têm o seguinte perfil: i) não possuem marca própria; ii) estão localizadas no município de Santa Cruz do Capibaribe; iii) toda a sua produção é comercializada em feiras; iv) não comercializam em loja própria; v) não atuam no segmento de moda jovem; e vi) todos os funcionários são pessoas da família do proprietário da empresa. Por outro lado, se a empresa está localizada no município de Caruaru, tem marca própria, vende toda a sua produção em lojas próprias, atua no segmento da moda jovem, e a empresa não é familiar, tem 100% de chances de investir em controle de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.