LOGÍSTICA REVERSA NO SEGMENTO DE ALIMENTOS PERECÍVEIS SOB A ÓPTICA DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Autores

  • Rodiney Marcelo Braga dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Rosângela Soares Oliveira Faculdade Cearense

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i2.20833

Palavras-chave:

Lei 12.305/10. Logística Reversa. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segmento de Alimentos Perecíveis.

Resumo


Tendo em vista a ineficiência da utilização de algumas atividades logísticas as empresas buscam o diferencial a partir do empenho de suas funções desde o fornecimento de matéria-prima, alocação do produto até o consumidor final e a inovação do ciclo através de um fluxo reverso. Este artigo estuda a logística reversa de alimentos perecíveis com base na retomada de 02 (dois) cases investigados anteriormente. Todavia, no presente, um estudo sob a óptica da Lei 12.305/10 que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Utilizou-se a abordagem geral de caráter qualitativo do tipo descritivo-exploratória. A prática da logística reversa sob a óptica da PNRS potencializa resultados positivos no que tange ao aumento da qualidade, efetivamente do processo reverso da logística e atuação da mesma no gerenciamento de alimentos, que abrange o destino final ambientalmente correto, gerados pelos alimentos perecíveis. Contudo, torna-se necessário ampliar a gestão do conjunto de procedimentos de modo interdependentes e conectados, ou seja, na perspectiva da abordagem sistêmica. A logística reversa no escopo da PNRS pode contribuir enquanto diferencial logístico nos processos produtivos do setor alimentício. Outrossim, constatou-se que os cenários revisitados fornecem um suporte para a melhoria e expansão desta prática e pode favorecer a competitividade ao apropriar-se de técnicas de gestão norteadas por uma cultura de elos da cadeia.

Biografia do Autor

Rodiney Marcelo Braga dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras. Atua no Curso de Licenciatura em Matemática. Desenvolve atividade de orientação de estágio supervisionado. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Docente da disciplina Matemática Inclusiva do Curso de Especialização em Matemática. Membro do Grupo Cajazeirense de Pesquisa em Matemática. Atuou como Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Porto Velho. Possui Graduação em Licenciatura em Matemática (2003) e Especialização em Gestão Escolar (2006) pela Universidade Estadual do Ceará e em Educação a Distância (2007) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Logística e Pesquisa Operacional (2011) da Universidade Federal do Ceará. Doutor pelo Programa em Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (2017), com pesquisa desenvolvida na área da Logística, da Universidade Federal de Roraima. Atualmente, tem como foco de estudo e trabalho a Educação Matemática, com ênfase em Ensino, Aprendizagem e Formação Docente no Ensino de Matemática.

Rosângela Soares Oliveira, Faculdade Cearense

Mestre em Logística e Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Ceará. Graduação em Administração/Bacharelado (Universidade Paulista-UNIP), Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Turismo e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Administração (com ênfase em Logística, Gestão Estratégica e Empreendedorismo); Turismo, Meio Ambiente e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Logística, Gestão Logística, Logística Reversa, Gestão da Cadeia de Suprimentos/Supply Chain; Fundamentos Logísticos; Operações de Terminais e Portos, Transporte de Cargas, Gestão Estratégica, Empreendedorismo, Geografia física, Educação à Distância (EAD) e Turismo Sustentável.

Downloads

Publicado

30-01-2019

Como Citar

BRAGA DOS SANTOS, R. M.; OLIVEIRA, R. S. LOGÍSTICA REVERSA NO SEGMENTO DE ALIMENTOS PERECÍVEIS SOB A ÓPTICA DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 4, n. 2, p. p. 87–102, 2019. DOI: 10.48075/gdemrevista.v4i2.20833. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/20833. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos