A QUESTÃO MINERAL E OS ÍNDICES DO IDH-M E GINI NOS ESTADOS DO PARÁ E MINAS GERAIS: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i2.20002Palavras-chave:
Mineração, Desenvolvimento Humano, Desigualdade, Economia RegionalResumo
O presente trabalho tem como escopo a análise dos índices de desenvolvimento humano (IDH) e desigualdade (GINI) em municípios dos Estados de Minas Gerais e Pará, que possuem a mineração como sua principal atividade econômica. Foi elaborado com dados do IBGE e Datasus, fazendo uma comparação crítica entre os valores observados. Ao longo do trabalho ficou evidenciado que mesmo o Estado do Pará arrecadando mais recursos do CFEM, possui em termos absolutos piores índices que os municípios de Minas Gerais. Percebe-se ao longo do trabalho que aos municípios que os IDH-M mais elevados nem sempre são acompanhados por melhoras nos índices de desigualdade (GINI). Por fim, observou-se que tal atividade não vem apresentando melhoras significativas para as populações do seu entorno, apresentando alta externalidade negativa e criando uma economia de enclave que este setor apresenta nos municípios estudados. Torna-se assim, de fundamental importância um debate amplo sobre qual modelo mineral atende os anseios da sociedade brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.