A CADEIA DE SUPRIMENTOS INTEGRADA COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE REPOSIÇÃO DE PRODUTOS EM SUPERMERCADOS: O CASO DO SUPERMERCADO CAITÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v2i1.13574Palavras-chave:
Cadeia de Suprimentos Integrada. Desabastecimento. Reposição de Produtos.Resumo
O varejo no Brasil, seguindo uma tendência mundial, assumiu uma característica de concentração em grandes redes. Este fenômeno se viu especialmente no setor de supermercados onde predominam marcas como as Redes Pão de Açúcar, Carrefour, Sonae, Sendas. Entretanto apesar de seu gigantismo estas empresas sofrem com os efeitos da concorrência, evolução tecnológica, e principalmente pela dificuldade em manter um processo eficiente de reposição dos produtos nas gôndolas. Este artigo estuda o ciclo de reposição do Supermercado Caitá, suas falhas, formas de correção, e a importância de uma cadeia de suprimentos integrada como facilitador neste processo e fator de vantagem competitiva. Utilizou-se a metodologia da entrevista, pesquisa bibliográfica, e pesquisas na internet. Este trabalho de pesquisa possibilitará um melhor entendimento do processo da reposição de produtos no varejo, a necessidade da integração de sua cadeia de suprimentos a fim de eliminar os problemas verificados, e a importância desta integração para a otimização no atendimento aos clientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.