AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM SIMBIOSES INDUSTRIAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A LITERATURA CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v2i1.13767Resumo
Um segmento da ecologia industrial conhecida como simbiose industrial envolve industrias tradicionalmente separados em uma abordagem coletiva para a vantagem competitiva que envolvam troca física de materiais, energia, água e subprodutos; contribuindo significativamente para a sustentabilidade das empresas. O método utilizado é o Knowledge Development Process–Constructivist (ProKnow-C), e o processo é constituído de três etapas, sendo o processo de busca, bibliometria e análise sistêmica. O objetivo geral dessa pesquisa é aplicar uma metodologia estruturada para selecionar artigos de relevância científica sobre o tema avaliação de desempenho em simbioses industriais. Por meio da seleção de artigos em periódicos internacionais envolvendo a temática avaliação de desempenho em simbioses industriais chegou-se ao portfólio de 15 artigos, de modo geral as pesquisas sobre avaliação de desempenho em ecossistemas industriais simbióticos são recentes na literatura e países como EUA, China, Suécia, Dinamarca e Coréia do Sul apresentam importantes iniciativas para esse contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.