EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E DESEMPENHOS SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL: EVIDÊNCIAS DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS

Autores

  • Eduardo Botti Abbade Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios)
  • Giana de Vargas Mores Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios)
  • Caroline Pauletto Spanhol Finocchio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios)

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i1.18584

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Orientações Estratégicas, Agroindústria.

Resumo


Estudos de orientação para empreendedorismo e inovatividade representam esforços na identificação de posturas estratégicas adaptativas e proativas, frente à complexidade do ambiente empresarial, de modo a elevar o desempenho organizacional. Este estudo investiga as relações existentes entre a orientação para o empreendedorismo, inovação e os desempenhos social, econômico e ambiental em indústrias de alimentos e bebidas do Rio Grande do Sul. Realizou-se um survey com adesão de 32 indústrias. O modelo de referência do estudo foi estimado pelo método de PLS (Partial Least Squares) com emprego da técnica de bootstrapping, além da análise de correlação entre os constructos. Os resultados sugerem que o impacto significativo e positivo da orientação para o empreendedorismo nos desempenhos ambiental e social é moderado pela inovatividade. O desempenho social impacta positiva e significativamente no desempenho econômico. No entanto, o desempenho ambiental não apresenta influência significativa no desempenho econômico.

Biografia do Autor

Eduardo Botti Abbade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios)

Eduardo Botti Abbade é Graduado em Administração de Empresas pela UFSM, Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM, Mestre em Administração pela UFPR e Doutor em Agronegócios UFRGS. É Professor Adjunto no Centro Universitário Franciscano, Professor na Faculdade Antonio Meneghetti e Analista Administrativo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH-HUSM). Tem experiência na área de Marketing e Estratégias Organizacionais, com ênfase em pesquisa de marketing, análises estratégicas e posicionamento de mercado. Também possui experiência em Gestão Hospitalar. Áreas de interesse incluem teorias e estratégias organizacionais, marketing estratégico, tecnologias de informação e gestão, arranjos e configurações produtivas e sistemas agroindustriais. Também se dedica a estudar os sistemas alimentares e a segurança alimentar em âmbito mundial. 

Giana de Vargas Mores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios)

Doutora e Mestra em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios). Especialista em Economia e Gestão Empresarial e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo. Professora titular C do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração e do curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Integrante do Grupo de Estudos em Organizações do PPGA/UFRGS e do Núcleo de Estudos em Bioeconomia Aplicada ao Agronegócio NEB-AGRO/UFRGS. Atuou como tutora a distância do curso de bacharelado em Desenvolvimento Rural da UFRGS. Autora e revisora de periódicos nacionais e internacionais. Possui experiência na área de pesquisa, com áreas de interesse em: cadeias produtivas agroindustriais, gestão em organizações de agronegócios, inovação e sustentabilidade. ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Giana_Mores

Caroline Pauletto Spanhol Finocchio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), graduação em Gestão Específica de Supermercados pela Uniderp (2005), especialização em Planejamento e Tutoria em EAD pela UFMS (2008), mestrado em Agronegócios pela UFMS (2008) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora dos cursos de graduação e mestrado em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Escola de Administração e Negócios. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente com os temas: comportamento do consumidor de alimentos, varejo supermercadista e estudos multidisciplinares.

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Publicado

02-08-2018

Como Citar

ABBADE, E. B.; MORES, G. de V.; FINOCCHIO, C. P. S. EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E DESEMPENHOS SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL: EVIDÊNCIAS DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. p. 55–72, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v4i1.18584. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/18584. Acesso em: 20 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos